
Grão Filmes
Quem somos
A Grão Filmes realiza filmes de ficção, documentários e vídeos institucionais, desenvolve projetos cinematográficos e roteiros de cinema. Seu idealizador, Cesar Cavalcanti, possui longa experiência no cinema brasileiro, tendo participado também de produções estrangeiras importantes.

Filmes
Confira algumas de nossas produções
Documentário "Não dá pra esquecer" (76')
Em coprodução com a Penna Filho Produções
Direção: Fabi Penna e Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Magnago
Fotografia: Kike Kreuger
Trilha sonora: Wagner Tiso
Sinopse
Pensadores e lideranças sociais dialogam sobre o apagamento sistemático da memória coletiva, em meio ao ressurgimento de grupos extremistas clamando pela volta do regime militar, propagando slogans totalitários, num combate explícito contra tudo o que representa a luta pelos direitos humanos. Familiares procuram ao longo dos anos informações e reparações sobre os mortos e desaparecidos durante o regime ditatorial.

Não dá pra esquecer
Em breve!
Lurdinha, a vendedora de ilusões
Documentário de média-metragem (26´)
Direção e Produção: Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Moro
Fotografia: Marx Varmelatti
Sinopse
Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana. O documentário, “Lurdinha, a vendedora de ilusões” enfoca, acima de tudo, a arte de viver da personagem que fez de “sua sorte” um exercício de criatividade e prazer.
https://www.youtube.com/watch?v=GsKiAnJ4aGs&t=17s


Carnaval D´ete de Saint-Etienne
Documentário de média-metragem (42´)
Saint-Etienne, FR e Florianópolis - SC, Coprodução: Publytape, 1999.
Diretor: José Frazão
Produtor: Cesar Cavalcanti
Roteiro e entrevistas: Lou Hamad
Fotografia/Câmera: Dody: Rivaldo Lima
Assistência de Produção: Janete Moro
Sinopse
A partir do "Carnaval D´ete de Saint-Etienne", organizado por brasileiros, o documentário traça um paralelo entre as duas culturas populares, através de depoimentos de cidadãos, artistas e personalidades sobre a importância da interação cultural entre as cidades de Saint-Etienne-FR e Florianópolis-SC-BR.
Olhar de um cineasta
Documentário de longa metragem (75')
Direção e Produção: Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Moro
Fotografia: Marx Varmelatti
Sinopse
Aspectos da vida e obra do cineasta catarinense Marcos Farias recriam sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participaram do movimento Cinema Novo, discutem a prática cinematográfica do antes e agora.


Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa
Direção e produção: Cesar Cavalcanti
Co-direção e edição: Andrew Kastenmeier
Realização de 04 vídeos documentários de curta-metragem para a “Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa".

Além do Samba
Documentário de média-metragem (52´)
Florianópolis 2005
Direção e Produção: Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Moro
Fotografia: Leonardo Basso Corti
Sinopse
"Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira” investiga o cotidiano e a cultura da população de origem africana em Florianópolis, capital de um estado do sul do Brasil marcado pela diversidade étnico-cultural, especialmente pela forte presença de culturas européias, mas que mantém os afro-descendentes invisíveis. A partir de depoimentos de historiadores, artistas plásticos, educadores, atores, estudantes e cidadãos comuns, a narrativa do documentário utiliza-se da metáfora do “espelho partido”, revelando as diversas interpretações fragmentadas do contexto abordado, tendo o espelho como veículo de reflexão da realidade e o martelo como instrumento de sua transformação.

Equipe
A Grão Filmes conta com a colaboração de profissionais do audiovisual de alta competência, que participam de acordo com cada demanda de projeto.

Cesar Cavalcanti
Diretor / Produtor
Cesar Cavalcanti cursou a Escola Nacional de Belas Artes, RJ, e logo depois inicia suas atividades na produção cinematográfica, exercendo funções na área da Direção Artística. Colaborou em longas-metragens nas áreas de Assistência de Direção, Continuidade, Montagem e Dublagem. A seguir dedica-se à área da Direção de Produção, tendo participado de inúmeras produções, destacando-se entre elas: “Ópera do Malandro” e “Kuarup” de Ruy Guerra; “Guerra de Canudos” e “Mauá, o Imperador e o Rei” de Sergio Rezende; “Cruz e Sousa, o poeta do Desterro” de Sylvio Back; “Villa Lobos, uma vida de paixão” de Zelito Viana e “A Luz do Tom” de Nelson Pereira dos Santos. Produz, em co-produção com a Prefeitura de Saint-Etienne/França e a Produtora Publytape - RJ, o documentário de média-metragem “Carnaval D’ete de Saint-Etienne”, dirigido por José Frazão. Como Diretor e Produtor Cinematográfico da Produtora Grão Filmes, realiza o documentário de média-metragem “Além do Samba, a Resistência Afrobrasileira”; documentário de média-metragem “Lurdinha, a Vendedora de Ilusões” - Prêmio Júri Popular de Melhor Filme no 11º FAM e o documentário de longa-metragem “Olhar de um Cineasta”. Dirigiu, em parceria com Fabi Penna, o documentário de longa metragem "Não dá pra esquecer", contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especials Lei Paulo Gustavo 2023.

Janete Magnago
Produtora/ Roteirista
Janete Magnago é formada em engenharia, com mestrado em Avaliação e Inovação Tecnológica, e tem participado de produções cinematográficas. Estreou na produção no filme de curta-metragem Novembrada, de Eduardo Paredes. No mesmo ano participa da produção do longa-metragem Cruz e Sousa, o poeta do Desterro, de Sylvio Back. Desde então desenvolve projetos, roteiriza e participa da produção de filmes. Desenvolveu o projeto e colaborou na produção do média-metragem Carnaval D´eté Saint-Etienne, de José Frazão, produzido por Cesar Cavalcanti e a produtora Publytape, uma co-produção Brasil / França. Assinou a co-produção e os roteiros dos filmes: Além do Samba, a Resistência Afrobrasileira, documentário de média-metragem, contemplado pelo Edital do MinC; Lurdinha, a vendedora de ilusões, documentário com ficção de média-metragem; Olhar de um Cineasta, documentário com ficção de longa-metragem - dirigidos por Cesar Cavalcanti. Atualmente desenvolve roteiros e participa das produções da Grão Filmes. Roteirizou o longa Doc "Não dá pra esquecer", contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especials Lei Paulo Gustavo 2023.