top of page
Lurdinha (117)_copy.jpg

Grão Filmes

Quem somos

A Grão Filmes realiza filmes de ficção, documentários e vídeos institucionais, desenvolve projetos cinematográficos e roteiros de cinema. Seu idealizador, Cesar Cavalcanti, possui longa experiência no cinema brasileiro, tendo participado também de produções estrangeiras importantes.

Filmes
Confira algumas de nossas produções 

​​Documentário "Não dá pra esquecer" (76')

Em coprodução com a Penna Filho Produções
Direção: Fabi Penna e Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Magnago
Fotografia: Kike Kreuger 
Trilha sonora: Wagner Tiso

Sinopse
Pensadores e lideranças sociais dialogam sobre o apagamento sistemático da memória coletiva, em meio ao ressurgimento de grupos extremistas clamando pela volta do regime militar, propagando slogans totalitários, num combate explícito contra tudo o que representa a luta pelos direitos humanos.  Familiares procuram ao longo dos anos informações e reparações sobre os mortos e desaparecidos durante o regime ditatorial.

https://youtu.be/Rcu6mZ7LgcE

Foto Ktrenak.jpg

Não dá pra esquecer

Em breve!

Lurdinha, a vendedora de ilusões

Documentário de média-metragem (26´)

Direção e Produção: Cesar Cavalcanti

Roteiro: Janete Moro

Fotografia: Marx Varmelatti

Sinopse
Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana. O documentário, “Lurdinha, a vendedora de ilusões” enfoca, acima de tudo, a arte de viver da personagem que fez de “sua sorte” um exercício de criatividade e prazer.  

https://www.youtube.com/watch?v=GsKiAnJ4aGs&t=17s

DSC_0197.JPG
Carnaval St-Etienne.jpg

Carnaval D´ete de Saint-Etienne

Documentário de média-metragem (42´)
Saint-Etienne, FR e Florianópolis - SC, Coprodução: Publytape, 1999.

Diretor: José Frazão

Produtor: Cesar Cavalcanti

Roteiro e entrevistas: Lou Hamad

Fotografia/Câmera: Dody: Rivaldo Lima

Assistência de Produção: Janete Moro

 

Sinopse

A partir do "Carnaval D´ete de Saint-Etienne", organizado por brasileiros, o documentário traça um paralelo entre as duas culturas populares, através de depoimentos de cidadãos, artistas e personalidades sobre a importância da interação cultural entre as cidades de Saint-Etienne-FR e Florianópolis-SC-BR.

https://www.youtube.com/watch?v=G-Gef_9jIM8

Olhar de um cineasta

Documentário de longa metragem (75')

Direção e Produção: Cesar Cavalcanti
Roteiro: Janete Moro

Fotografia: Marx Varmelatti

Sinopse

Aspectos da vida e obra do cineasta catarinense Marcos Farias recriam sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participaram do movimento Cinema Novo, discutem a prática cinematográfica do antes e agora.

https://youtu.be/0UyHxY7I7rk

DSC_0057-A_edited.jpg

Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa

Direção e produção: Cesar Cavalcanti

Co-direção e edição: Andrew Kastenmeier

Realização de 04 vídeos documentários de curta-metragem para a “Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa".

https://youtu.be/L3kT1L5XEsU

https://youtu.be/KGGoG8BpXlQ

https://youtu.be/BdVFh54QTuU

https://youtu.be/k8oR1_tR6Ew

Além_do_samba_2.jpg

Além do Samba

Documentário de média-metragem (52´)

Florianópolis 2005
Direção e Produção: Cesar Cavalcanti

Roteiro: Janete Moro

Fotografia: Leonardo Basso Corti

Sinopse

"Além do Samba, a Resistência Afro-brasileira” investiga o cotidiano e a cultura da população de origem africana em Florianópolis, capital de um estado do sul do Brasil marcado pela diversidade étnico-cultural, especialmente pela forte presença de culturas européias, mas que mantém os afro-descendentes invisíveis. A partir de depoimentos de historiadores, artistas plásticos, educadores, atores, estudantes e cidadãos comuns, a narrativa do documentário utiliza-se da metáfora do “espelho partido”, revelando as diversas interpretações fragmentadas do contexto abordado, tendo o espelho como veículo de reflexão da realidade e o martelo como instrumento de sua transformação. 

https://www.youtube.com/watch?v=lm28SUeDAuE

Equipe

A Grão Filmes conta com a colaboração de profissionais do audiovisual de alta competência, que participam de acordo com cada demanda de projeto.

Cesar Cavalcanti

Diretor / Produtor

Cesar Cavalcanti cursou a Escola Nacional de Belas Artes, RJ, e logo depois inicia suas atividades na produção cinematográfica, exercendo funções na área da Direção Artística. Colaborou em longas-metragens nas áreas de Assistência de Direção, Continuidade, Montagem e Dublagem. A seguir dedica-se à área da Direção de Produção, tendo participado de inúmeras produções, destacando-se entre elas: “Ópera do Malandro” e “Kuarup” de Ruy Guerra; “Guerra de Canudos” e “Mauá, o Imperador e o Rei” de Sergio Rezende; “Cruz e Sousa, o poeta do Desterro” de Sylvio Back; “Villa Lobos, uma vida de paixão” de Zelito Viana e “A Luz do Tom” de Nelson Pereira dos Santos. Produz, em co-produção com a Prefeitura de Saint-Etienne/França e a Produtora Publytape - RJ, o documentário de média-metragem “Carnaval D’ete de Saint-Etienne”, dirigido por José Frazão. Como Diretor e Produtor Cinematográfico da Produtora Grão Filmes, realiza o documentário de média-metragem “Além do Samba, a Resistência Afrobrasileira”; documentário de média-metragem “Lurdinha, a Vendedora de Ilusões” - Prêmio Júri Popular de Melhor Filme no 11º FAM e o documentário de longa-metragem “Olhar de um Cineasta”. Dirigiu, em parceria com Fabi Penna, o documentário de longa metragem "Não dá pra esquecer", contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especials Lei Paulo Gustavo 2023.

Janete Magnago

Produtora/ Roteirista

Janete Magnago é formada em engenharia, com mestrado em Avaliação e Inovação Tecnológica, e tem participado de  produções cinematográficas. Estreou na produção no filme de curta-metragem Novembrada, de Eduardo Paredes. No mesmo ano participa da produção do longa-metragem Cruz e Sousa, o poeta do Desterro, de Sylvio Back. Desde então desenvolve projetos, roteiriza e participa da produção de filmes. Desenvolveu o projeto e colaborou na produção do média-metragem Carnaval D´eté Saint-Etienne, de José Frazão, produzido por Cesar Cavalcanti e a produtora Publytape, uma co-produção Brasil / França. Assinou a co-produção e os roteiros dos filmes: Além do Samba, a Resistência Afrobrasileira, documentário de média-metragem, contemplado pelo Edital do MinC; Lurdinha, a vendedora de ilusões, documentário com ficção de média-metragem; Olhar de um Cineasta, documentário com ficção de longa-metragem - dirigidos por Cesar Cavalcanti. Atualmente desenvolve roteiros e participa das produções da Grão Filmes. Roteirizou o longa Doc "Não dá pra esquecer", contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema - Edição Especials Lei Paulo Gustavo 2023.

bottom of page